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Os 10 problemas mais freqüentes nas empresas brasileiras

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Um - Custos

Como é raro encontrar alguém que se dedica a calcular os custos totais e verdadeiros de seus negócios!

Eu já ouvi: "...mas, se eu incluir isto também no custo, não vai dar lucro"!?

Pois é: cria-se então a "ilusão de lucro", mas um dia a fantasia acaba, e geralmente é o gerente do Banco quem traz a má notícia...

Mas tem solução: atualmente, pode-se desenvolver um bom sistema de custeio em menos de uma semana - e um ótimo sistema de custeio em 2 meses (se houver boa utilização de informática) - às vezes, só com o sistema bom já é suficiente (só não há solução para o sistema "nenhum"!).

137-400x500Dois - Capital de Giro

Planejar bem o Capital de Giro é tarefa relativamente fácil, na teoria, mas é mal feita na prática - porque será?

Em primeiro lugar, porque é muito mais fácil pagar do que receber (seu sistema de Contas a Pagar é perfeito, não é? Tudo arquivado em ordem cronológica, não falta nenhum documento não é?). O funcionário (ou ela) apresenta as pastas com grande orgulho, não é?

Nada parecido com o sistema de Contas a Receber!!! Será que tem pasta e arquivo? O Cliente pede um pouco mais de prazo, e nós concordamos...

E o planejamento de Estoques então? "Pode comprar para 2 meses, para evitar alta de preço"...e a taxa de juros anda baixa, não é? Sem perceber, o Estoque sobe para 4-5-6 meses!

Em poucos minutos estamos fazendo fila na mesa dos gerentes dos Bancos...

202-400x500Três - Clientes meio abandonados

Em tese, este deveria ser o problema número um, mas neste momento é o três.

Como já vimos antes, as coisas mudam a todo instante, nossos Competidores também, e portanto, nossos Clientes também. Mas como é difícil encontrar empresas conversando abertamente com os Clientes, para saber como estão sendo atendidos...há uma espécie de "reza" secreta para que o Cliente continue fiel e comprador, mas nada de falar, frente-a-frente, com ele!

Na realidade, a má abordagem de Marketing se reflete em um mau planejamento dos investimentos mercadológicos, em geral - é dinheiro bom aplicado em investimento ruim!

Bata os olhos nas últimas 5 malas diretas que você recebeu, e tente analisar quais não tiveram nenhum planejamento eficaz - essas coisas podem ser feitas de forma mais científica, atualmente...

Bata os olhos no seu próprio Cartão de Visitas, e tente se lembrar a que Cliente você pediu a opinião sobre ele...

179-150x150Quatro - Logística

Nestes tempos modernos, é "a arte de colocar as coisas certas, nos lugares certos, nos prazos certos, e com os custos certos".

Complicado? Se você acha que sim, vai continuar mantendo as atividades "aos pedaços": alguém(1) planeja, alguém(2) compra, alguém(3) estoca, alguém(4) produz e estoca, alguém(5) distribue e transporta, alguém(6) cuida das reclamações e devoluções dos Clientes, e alguém(7) vem contar que você acaba de perder o Cliente, pois o Competidor já se organiza em forma de Logística única e integrada, que é melhor e custa menos...

Leva um pouquinho de tempo para organizar isso, mas se você não começar logo...(isto vai lhe dar grande vantagem no novo século, mas vá passo-a-passo, e não fique muito decepcionado consigo mesmo - há também grandes empresas brasileiras que mal entenderam o assunto até hoje, e vão perder "o trem da história" nesse assunto).

pia_0Cinco - Gerenciamento pouco atual

É um reflexo direto da origem familiar das empresas - e não há nada de errado com esse fato! Mas, na prática, várias ferramentas modernas de Administração ficam de fora, por absoluta ausência de planejamento a respeito...os velhos métodos "quebram o galho", mas são lentos e incompletos...e seu Competidor pode estar tendo coragem para inovar! Há ótimos profissionais jovens em Administração de Empresas disponíveis...tente!

preeocSeis - Informática mal aplicada

Quando bem aplicada, a Informática ajuda, caso contrário atrapalha...Pior, ela fica 98% do tempo dedicada a tarefas burocráticas, e quase nada nas prioridades mercadológicas (inclusive a Logística). Isto é vício de burocratas...e pode ser mudado de rumo imediatamente...basta querer!

Então ela vai servir para você vender mais e melhor - a contabilidade só vai tomar conhecimento disso mais tarde, quando vai cumprir sua secundária função administrativa...

computador-antigojpgSete - Sistema de informações (quase) inexistente

"Qual foi o seu lucro real nesta semana?...o que?...Precisa esperar o Contador no mês que vem?...".

Um bom sistema de informações gerenciais pode ser montado em menos de 10 dias, talvez uma semana! Atenção: não se trata de contabilidade - é sistema inteligente, que trabalha com os grandes números, e facilita a tomada de decisões corretas (bem antes da finalização da contabilidade!). Normalmente, o "produto" não necessita mais do que 2 folhas de papel, e elas mostram tudo o que você realmente precisa saber, para dirigir seu negócio!

animais 5Oito - Liderança e Motivação

Difícil conseguir com que os funcionários lutem pelos objetivos da empresa? Mas o paradígma mudou, você percebeu? Agora eles têm menor segurança quanto ao emprego, menos garantia sobre os benefícios antigos, mais intranquilidade quanto às novas tecnologias - eles passam a ficar "com um olho no gato e outro no peixe"!

Felizmente, isso também tem solução - mas é solução moderna, que exige inovação intensa - e, principalmente, liderança!

Preparado para mudar? Se você estiver, eles vão perceber e concordar com os novos tempos, pois pode ser positivo para todos!

69-400x500Nove - Visão de Futuro

O "dragão" do dia-a-dia engole tudo, e não deixa tempo para planejar o futuro...ou, em outras palavras, as decisões são todas "do-prato-para-a-boca"...

Só há uma solução: coragem para inovar - tranque-se só, sem telefone, e planeje - meia hora por semana! Garanto que não há efeitos colaterais!

Ou, então, peça socorro a quem possa ajudá-lo!

horaDez - A hora certa da mudança

Nós, seres humanos, só iniciamos processos de mudança quando há a perspectiva de Prazer, ou de Dor...

10 entre 10 empresas só pedem socorro quando "o Titanic já bateu no Iceberg" - então, um belo Plano de Crescimento é - infelizmente - trocado por um Processo de Solução da Crise - que funciona...Mas tudo fica mais caro, e mais demorado... Entendeu?

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