|

Seu emprego pode estar em risco !

Você já parou para pensar se está apto para manter-se adequadamente qualificado no atual mercado de trabalho? Empreender, além de uma boa saída, pode ser uma solução. Extrapolar potenciais empreendedores não é apenas pensar em criar negócios ou viabilizar idéias, mas realizar uma busca íntima em sua capacidade de planejamento, transformação, adaptação e integração. Para isto, os empreendedores devem estar preparados, com objetivos bem definidos e quantificáveis (metas). A técnica da grafoanálise, uma ciência que contribui para a descoberta e ampliação do potencial empreendedor, pode ser de grande auxílio nesta tarefa.
Além da necessidade de estar sempre atento às oportunidades, é importante desenvolver o senso da observação e pesquisa para analisar muito bem o mercado em que você vai atuar, saber fazer o seu marketing pessoal, promover-se através de intensas articulações e redes de relacionamentos, planejar e administrar seus investimentos, sejam estes pessoais ou profissionais.
A motivação é o principal combustível que mantém este motor do empreendedorismo funcionando. Vários são os fatores que geram a motivação: busca de desafios, independência profissional, desenvolvimento de redes de relações, dinheiro, etc. Manter-se motivado é fundamental para desenvolver iniciativas que irão gerar a concretização dos seus planos de ação. À medida que você for aumentando a sua capacidade empreendedora, seu planejamento se tornará flexível e coerente, permitindo modificações e adequações ao longo dos seus desafios. Esteja preparado. Todo empreendedor deve lembrar que, para atingir seus objetivos, é preciso ''quebrar'' o problema em etapas menores e mais fáceis de serem solucionadas, desenvolvendo assim, a eficiência e eficácia do seu trabalho e projeto de vida.

preocipadMais do que nunca, é imprescindível procurar adaptar-se às mudanças, pois o desafio de qualquer empreendedor de negócios é promover a saúde de sua empresa através de métodos de organização, disciplina e integração de colaboradores, diagnóstico de empresa de lucro e sucesso. Contar com o seu talento é chave fundamental para o negócio. Talentos e habilidades fazem parte do seu perfil empreendedor. Este perfil não é necessariamente atributo de poucos, mas está em cada um de nós, e a grafoanálise ajuda a descobri-lo.

Lembre-se que você é 100% responsável por sua própria felicidade, e suas ações irão demonstrar todo o seu potencial. Para isto, conheça muito bem suas competências, interesses, habilidades e motivações íntimas, para promover mudanças tanto em benefício próprio quanto da empresa que comanda.

Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo (autoconhecimento) com o intuito de elevar a sua capacidade empreendedora:

· Ser um profissional empreendedor é ter uma constante vontade ativa (esforço pessoal). É ter energia o suficiente para agir, ou seja, concretizar. Eu tenho essa característica desenvolvida em minha personalidade?

· Consigo criar condições favoráveis para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico com pares de trabalho, superiores, auxiliares, fornecedores e parceiros?

· De uma forma geral, minha personalidade está condizente com o tipo de empreendedor que desejo ser? O que preciso fazer para que isso aconteça?

· Sei atuar sob pressão e ser assertivo em minhas ações? E como está a minha capacidade de tomar decisões e o meu grau de autoridade em relação ao meio?

· Sinto-me automotivado para o trabalho? Estimulo a mim mesmo para aperfeiçoar minha capacidade de autonomia?

· Sou participativo, considero as pessoas de minha equipe e agrego valor aos projetos nos quais estou inserido?

· Sei fazer uma leitura do cenário organizacional e alinhar meus objetivos com a missão maior da empresa?

· Possuo uma significativa abertura intelectual para a aquisição de novos conhecimentos?

· Eu normalmente assumo riscos, mesmo aqueles que não oferecem uma boa margem de segurança?

· Sou persistente e sei resistir aos obstáculos que se apresentam em minha vida laboral?

· Em minha comunicação, eu sou um profissional assertivo e/ou eficaz?

· Em que posso ser útil e produtivo na minha experiência profissional?

· O que requer investimento? O que ainda precisa ser conquistado?

· Eu mantenho o autocontrole na expressão de minhas emoções?

· Sou impaciente? Ou devo estabilizar meu nível de paciência?

· Minha ambição está adequada ao que desejo concretizar?

· Meus pensamentos tornam-se realizáveis e efetivos?

· Sei elaborar um plano de negócio com eficiência?

· Meu planejamento chega a ser estratégico?

· Preciso multiplicar o meu talento?

Você, leitor, já percebeu que mencionei algumas das questões importantes que integram uma reflexão sobre sua vida profissional.

Related Posts with Thumbnails

Short URL: http://www.e11.com.br/?p=192

Deixe um Comentário



Image and video hosting by TinyPic



Comentários Recentes:

  • luciana geraldo: gostaria de ser uma revendedora pois seus produtos sao muitos bom me liga (19)991841216
  • EDUARDO ELIAS RODRIGUES: o site, e 11 é um universo de oportunidades para todas as classes sociais, através do e 11, abre – se...
  • marco antonio: Favor informar o endereço ,quero conhecer sua fábrica.PARABÉNS. Sou incentivador do empreendedor que ganha seu dinheiro...
  • ubirajara c s: e devastador,perde-se muitas oportunidades na vida se na tratar a doença..
  • Deise Dias: Quanto a grade curricular, quais as disciplinas obrigatórias e quais as mais favoráveis? Moro em João Pessoa-PB e aqui temos...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396 ….estava na praça da minha...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396
  • andressa: oi eu queria saber como faço pra ser uma revendedora dos cosmeticos ph6? gostei muito dos produtos e queria revender para...