|

Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Um em cada cinco brasileiros com mais
de 15 anos é analfabeto funcional

Número equivale a mais de 29 milhões de pessoas, ou 20,3% nessa faixa etária

Um em cada cinco brasileiros com 15 anos ou mais são analfabetos funcionais, de acordo com dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados nesta quarta-feira (8). O número corresponde a mais de 29 milhões de pessoas, ou 20,3% da população nesta faixa etária, que é de 143 milhões.

analfabetismoHouve uma ligeira melhora com relação a 2008, quando os analfabetos funcionais eram 21% da população, ou 30 milhões de pessoas. A definição de analfabetismo funcional, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação), é a de pessoas com menos de quatro anos de estudo completos que conseguem cumprir tarefas simples, como assinar o próprio nome, mas não são capazes de ler e escrever livremente.

A redução no analfabetismo funcional foi maior em um intervalo de cinco anos, entre 2004 e 2009 - a queda foi de quatro pontos percentuais. De todas as regiões do país, o Nordeste é a que possui o maior número de pessoas nessas condições. Quase 31% da população acima de 15 anos não vai além de escrever o próprio nome, segundo a Pnad, que é preparada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar do problema, os Estados do Nordeste são os que mais avançaram no intervalo de cinco anos, com queda de 6,6% na taxa de analfabetismo funcional entre 2004 e 2009.

Sem melhora

A taxa de analfabetismo padrão, de pessoas sem nenhum ano de estudo, continua alta. São 14,1 milhões de analfabetos em 2009, número que quase não reduziu com relação a 2008, quando 14,2 milhões de pessoas estavam nesta situação. A diminuição de 143 mil analfabetos no país equivale à população de uma cidade pequena no Estado de São Paulo, como São Caetano do Sul (região metropolitana). A maioria dos não alfabetizados (13,5 milhões de pessoas) possuem 25 anos ou mais, quase 93% do total.

A pesquisa aponta que o combate ao analfabetismo beneficiou um milhão de pessoas em cinco anos, entre 2004 e 2009. Nesse caso, houve redução de 7% no número de analfabetos em todo o país.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, havia definido como meta o ano de 2020 para que o país acabe com o analfabetismo. Sua previsão é que a taxa chegue a 6,7% até 2015, em uma etapa intermediária.

A maior dificuldade está com a população idosa que vive em cidades pequenas ou na zona rural, afirmou o ministro na época. Outro problema é que muitas pessoas sem alfabetização têm problemas de visão - no programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, 75% dos alunos não enxergam direito.

Você cria a turma, alfabetiza o adulto e depois de um ano ou dois ele regride porque, sem o óculos, ele não vai ler.

.


Related Posts with Thumbnails

Short URL: http://www.e11.com.br/?p=10859

Deixe um Comentário



Image and video hosting by TinyPic



Comentários Recentes:

  • luciana geraldo: gostaria de ser uma revendedora pois seus produtos sao muitos bom me liga (19)991841216
  • EDUARDO ELIAS RODRIGUES: o site, e 11 é um universo de oportunidades para todas as classes sociais, através do e 11, abre – se...
  • marco antonio: Favor informar o endereço ,quero conhecer sua fábrica.PARABÉNS. Sou incentivador do empreendedor que ganha seu dinheiro...
  • ubirajara c s: e devastador,perde-se muitas oportunidades na vida se na tratar a doença..
  • Deise Dias: Quanto a grade curricular, quais as disciplinas obrigatórias e quais as mais favoráveis? Moro em João Pessoa-PB e aqui temos...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396 ….estava na praça da minha...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396
  • andressa: oi eu queria saber como faço pra ser uma revendedora dos cosmeticos ph6? gostei muito dos produtos e queria revender para...