|

Mulheres empreendedoras. O que aprender com elas

Maioria entre os donos dos novos negócios, elas ganham espaço com um jeito muito próprio de tocar suas empresas

Solange Martinhão, da Martinhão arquitetura: pulso firme no comando de dez obras simultâneas

Solange Martinhão, 47 anos, não faz o perfil autoritário, tampouco tem um porte físico capaz de impor respeito ao primeiro olhar. Pelo contrário, é do tipo mignon, de estatura mediana e fala mansa.

Mas, em meio a um canteiro de obras, a arquiteta se transforma. É firme, determinada e exigente; comanda pessoalmente a equipe, sendo ao mesmo tempo querida e respeitada.

Não se impõe pela força, mas pela segurança com que transmite e põe em prática suas ideias. É assim há 22 anos, desde que, recém-formada em arquitetura, decidiu abrir o seu próprio escritório.

"Sempre senti prazer em projetar e isso facilitou muito o início da empreitada, pois fazer um nome nessa área exige persistência e muita competência", afirma a empresária.

Aos poucos, os projetos se multiplicaram e a empresa foi ganhando corpo. Solange é responsável, entre outros trabalhos, pelo projeto de 200 das 1.500 casas de luxo do condomínio São Paulo II, na Granja Viana, em São Paulo.

Em todas, imprimiu sua marca: linhas retas, visual limpo e muita iluminação natural. Foi com projetos de alto padrão que o escritório de arquitetura se destacou no mercado, a ponto de se desmembrar em uma construtora e se preparar para somar também uma incorporadora no próximo semestre.

"Meu diferencial é oferecer ao cliente um atendimento completo, entregando-lhe um projeto global e no prazo combinado, não só uma planta de prefeitura", diz Solange. "Parece óbvio, mas essa receita faz a diferença frente à concorrência".

Com dez funcionários e um faturamento estimado de R$ 800 mil para 2009, a Martinhão Arquitetura toca em média dez obras por mês entre construções e pequenas reformas, sob a supervisão direta da empresária. "No início, eu pedia para o dia ter mais de 24 horas para dar conta das tarefas.

Aos poucos, porém, aprendi a confiar, treinei a equipe para que todos buscassem a excelência em cada etapa do trabalho e os resultados começaram a aparecer", diz.

Embora toque a empresa baseada na exatidão dos números, Solange garante que não abre mão da criatividade, do feeling na hora de fechar um contrato e das boas energias trazidas pelo feng shui. A filosofia chinesa marca presença não só no escritório, mas em todos os projetos assinados pela arquiteta.

Por Katia Simões

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81767-17166,00-MULHERES+EMPREENDEDORAS+O+QUE+APRENDER+COM+ELAS.html

GHTime Code(s): nc nc 
Related Posts with Thumbnails

Short URL: http://www.e11.com.br/?p=3265

Deixe um Comentário



Image and video hosting by TinyPic



Comentários Recentes:

  • luciana geraldo: gostaria de ser uma revendedora pois seus produtos sao muitos bom me liga (19)991841216
  • EDUARDO ELIAS RODRIGUES: o site, e 11 é um universo de oportunidades para todas as classes sociais, através do e 11, abre – se...
  • marco antonio: Favor informar o endereço ,quero conhecer sua fábrica.PARABÉNS. Sou incentivador do empreendedor que ganha seu dinheiro...
  • ubirajara c s: e devastador,perde-se muitas oportunidades na vida se na tratar a doença..
  • Deise Dias: Quanto a grade curricular, quais as disciplinas obrigatórias e quais as mais favoráveis? Moro em João Pessoa-PB e aqui temos...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396 ….estava na praça da minha...
  • camila godinho: gostaria de ser revendedora …estou no sul de minas …..me liguem 035 32320396
  • andressa: oi eu queria saber como faço pra ser uma revendedora dos cosmeticos ph6? gostei muito dos produtos e queria revender para...